Tuesday, January 12, 2016

Pausa na aplicação - Controlando versões de código: conheci o BitBucket!

Fala Pessoal, tudo bem?

Enquanto estou travado no desenvolvimento da minha aplicação por um problema que irei descrever assim que resolvê-lo, quero compartilhar mais uma que aprendi nessa nova empreitada de criar código. :)

Sempre escrevi minhas macros, alguns códigos, etc, mas nunca me preocupei em ser organizado, guardar versões antigas do que eu já tinha feito, etc. Eu ia fazendo, aprendendo, errando e acertando e uma hora o código funcionava e eu ficava satisfeito.

Com o desenvolvimento dessa aplicação estou indo mais a fundo em me organizar como "desenvolvedor". Tenho arrancado os cabelos por alterar um código que funcionava e que depois de algumas alterações parou de funcionar e eu não consigo voltar ao que era antes. Isso até descobrir o BitBucket, que é uma plataforma para controle de revisões de projeto.

Soube do BitBucket por acaso, conversando com uma pessoa lá no SJC Hacker Clube. Estava pedindo umas dicas na minha aplicação e ele pedu para compartilhar o código. Me explicou como funcionava e pronto... Criei uma conta, configurei o repositório e a mágica se fez!!

Claro que para qualquer desenvolvedor que ler isso vai saber disso desde o primeiro dia em que se entitulou desenvolvedor, é arroz com feijão. Mas para desenvolvedores eventuais como eu, esse conceito não é tão intrínseco. Eu sabia do conceito, já tinha interagido com SVN aqui na empresa mas não conhecia uma plataforma free para criar times e não fazer o código 100%  público (como é o GitHub).

Além de manter um histórico das versões, dá pra fazer uma comparação do que mudou, como no exemplo abaixo:


Volto a dizer: não é a descoberta da roda aqui, mas vai ser uma coisa que me ajudará muito. A plataforma é free até certo ponto e fácil de usar.

Agora posso alterar o código à vontade.. Estou protegido!

Era isso.. só queria compartilhar.

Cheers.. Keep it up!
Ewerton


No comments:

Post a Comment