Tuesday, November 24, 2015

Intel Edison e Wifi - a grande batalha - capítulo 1

Fala Pessoal!

Resolvi seguir o conselho do grande Mauro Assis, do AutomatoBR e registrar minhas aventuras no mundo das coisas.


Isso deve ajudar outros que como eu ficam perdidos nesse mar de informação que é a internet e que muitas vezes não leva a uma conclusão.


Pois é: decidi começar fazendo uma conexão simples do Edison com minha instância ThingWorx para o projeto SmartCitzen do Hacker Clube de SJC


Para minha surpresa, ao contrário do que havia lido, O Edison é um touro bravo! Difícil para quem está iniciando, por conta dos imensos problemas que apresenta.


O básico do básico - como por exemplo, a conexão wifi - que no meu Raspberry Pi funcionou tão rapidamente (com ajuda das dicas do AutomatoBR), no Edison é super instável!


Algumas coisas que aconteceram (aleatoriamente, sem muita sequência lógica):

  1. O comando configure_edison --setup não acha nenhuma rede
  2. O comando configure_edison --setup acha uma rede porém não se conecta a ela. Erro: Attempting to enable network access, please check 'wpa_cli status' after a minute to confirm.
    Not connected. Something went wrong
  3. O comando ifconfig não acha a wlan0
  4. O comando iconfig wlan0 up sobe a wlan0 mas ela some em seguida ao dar o comando ifconfig 
Encontrei muitas referencias aos problemas no site da intel, com as mais diversas recomendações e até agora nada resolveu.

De repente eu dei o comando ifconfig wlan0 up e depois  ifconfig -a e a rede se estabeleceu. Vamos ver se estabiliza.

Vou fazer mais uns testes e posto os resultados (capítulo 2 aqui)  , mas é provável que eu tenha que fazer um reflash no Edison por causa de um problema com o node.js, mas isso é também assunto para outro post.

Keep it up!
Ewerton





No comments:

Post a Comment